segunda-feira, 23 de maio de 2016

TERRORISMO, AGITADORES PROFISSIONAIS E ASSALTOS - Mais mortos... (18, 19 e 20)

18 - 24/10/68 - Luiz Carlos Augusto - civil - RJ


Morto, com 1 tiro, durante uma passeata estudantil. O rapaz trabalhava em um escritório que administrava uma marcenaria. A passeata dos estudantes ia passando e destruindo as lojas que não fechassem. A polícia chegava para reprimir a bagunça dando tiros para o alto. Muitos agitadores profissionais também davam tiros. Um destes tiros matou Luiz Carlos Augusto.

Época de muitos movimentos estudantis infernizando a vida nas capitais. Terrorismo, sequestros, assaltos a cidadãos e a bancos. A crise de segurança era grande. Naquele tempo, a polícia não tinha escudo, equipamentos de proteção, balas de borracha, gás de pimenta... Nada disso. Era o cacetete de madeira, a pistola e um capacete (nada de coletes à prova de balas também).




A situação era tensa. Políticos, empresários e militares tentavam resolver o problema. O terrorismo e a agitação da esquerda não paravam. 

Costa e Silva instala a primeira Comissão de Direitos da Pessoa Humana, das Nações Unidas, no Brasil.


Assaltos matam mais dois cidadãos:

19 - 25/10/68 - Wenceslau Ramalho Leite - civil - RJ
Morto, com 4 tiros de pistola Luger 9mm, durante o roubo de seu carro, na avenida 28 de Setembro, Vila Isabel, RJ. Autores: Murilo Pinto da Silva (Cesar ou Miranda) e Fausto Machado Freire(Ruivo ou Wilson) ambos integrantes da Organização Terrorista COLINA(Comando de Libertação Nacional).

20 - 07/11/68 - Estanislau Ignácio Correia - Civil - SP
Morto pelos terroristas Ioshitame Fugimore, Oswaldo Antônio dos Santos e Pedro Lobo Oliveira, todos integrantes da Vanguarda Popular Revolucionária(VPR), quando roubavam seu automóvel na esquina das ruas Carlos Norberto Souza Aranha e Jaime Fonseca Rodrigues, em São Paulo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário